segunda-feira, 22 de junho de 2009

Diversidade Cultural

Cultura da Região

Foto: Evento realizado na Praça do Jaçanã.


Fotos: Feira semanal na Avenida Guapira


Fotos: Casa de Campo do Governador.


Foto: Monumento que representa a passagem do Trópico de Capricórnio.

A região oferece feiras livres semanais, museu, eventos nas praças, nas escolas, biblioteca, telecentro, campo de futebol, quermesses nas igrejas etc... a cultura da região ferve o ano inteiro em qualquer parte do bairro pode ser encontrado uma manifestação cultural como por exemplo crianças empinando pipas, brincando de bolinha de gude, pião, botecos com samba de roda, festas folclóricas e muito mais.


Urbanização


Urbanização do bairro!


Foto: Hospital São Luiz Gonzaga



Fotos: Hospital de Convalescentes Dom Pedro II e Banco Itaú inagurado a pouco tempo.

Foto: Avenida Guapira





Fotos: Av Luiz Stamatis e Conjunto Residencial Maristela.

O bairro melhorando a cada dia mais!

Existe no bairro um plano de urbanização de favelas que trocou barracos de 136 famílias em área de alto risco de deslizamento por casas de alvenaria, existem dois hospitais administrados pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo sendo um de convalescentes e o outro para atendimentos da população geral, foi há pouco tempo construído um CEU (Centro de Educação Unificado), o Ilume (Departamento de Iluminação Pública) deixou o bairro mais claro instalando 1.159 novos pontos de luz, trechos de 134 ruas e avenidas foram recapeadas ou pavimentadas totalizando 25.370km de asfalto novinho em folha, foram construídas 4 praças e 26 foram reformadas, 29 mil m² de calçadas tiveram o piso substituído. Todos esses dados mostram que o bairro está sofrendo um processo de urbanização com obras de qualidade visando a melhoria da vida da população.

Caso queira saber mais sobre o processo de urbanização da região acesse o mapa.


Disparidade Social


Diferenças Sociais do bairro!





Fotos: Jova Rural




Fotos: Jardim Guapira


Foto: Avenida Guapira, a mais movimentada avenida da região.


Infelizmente em São Paulo e em muitas cidades grandes temos o grande problema de ver a cidade dividida em Zona Norte, Zona Sul, Rico e Pobre etc. O bairro do Jaçanã também se enquadra nessa desconformidade social. Exemplo disso é o bairro Jardim Guapira repleto de mansões e casas de alto nível ao lado encontra-se a Serra Pelada, Jova Rural, Vila Zilda, Fontalis região com casas humildes e população de baixa renda.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Entretenimento e Lazer


Passatempos e diversões!










Fotos: Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal).

A região oferece parques com mananciais de água potável e lagos em meio à sua exuberante vegetação, exemplo maior é o Horto Florestal. É comum avistar macacos e outros bichos soltos, espaços que são utilizados para correr e caminhar, curtir a natureza com trilhas avistando pinheiros e outras espécies de árvores. A criançada tem diversão garantida com parques, passeio de chalana, trenzinho, playgrounds,campo de futebol,área de exercícios físicos. O Jaçanã oferece ainda praças bem cuidadas, um museu contando a história do bairro, uma biblioteca infanto-juvenil, as quadras de futebol das escolas abrem aos fins de semana para toda a população, existem também dois parques de diversões na região que podem ser alugados para aniversários e festas...

Para mais informações acesse o site do Horto Florestal ou o portal da Subprefeitura.


Panorâmica & Contexto Histórico


Um pouco da história do bairro!


Foto Panorâmica: Jd. Guapira e Serra Pelada




Fotos: Local onde existia a Companhia Cinematográfica Maristela.


Fotos: Museu do Jaçanã




Fotos: Av Benjamim Pereira, local onde até 1965 existia a estação Jaçanã.


Jaçanã: o bairro e sua história.

Em 1870, o bairro era conhecido como Uroguapira, pois se imaginava que houvesse ouro no local. Como não passou de um boato, abreviou-se para Guapira, nome dado pelos indígenas para a região da Cantareira. Em 1º de junho de 1930, o bairro passou a se chamar Jaçanã (uma espécie de ave ribeirinha, também chamada de parrídea, que se caracteriza pelo tom avermelhado do peito). O bairro Jaçanã tornou-se conhecido e imortalizado não apenas na zona norte, mas em diversos lugares de São Paulo, pela música “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, na qual o compositor fazia referência ao Trem da Cantareira (ligava o centro da cidade ao reservatório de água Cantareira), principal meio de transporte do bairro, em atividade entre 1893 e 1965. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro chegando até Guarulhos. Na época de 1934, grandes glebas de terra foram loteadas pelos irmãos Mazzei, tornando a área um típico bairro paulistano de classe média. Em 1949, o Jaçanã inaugurou o primeiro estúdio de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela, primeiro foco cultural do bairro. Localizado na zona norte da cidade, o distrito do Jaçanã, segundo o Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população de aproximadamente 91.649 habitantes que vivem numa área total de 7,8 Km2, onde 43.702 habitantes são homens e 47.947 são mulheres.

Quer saber mais? Acesse o portal da subprefeitura Jaçanã/Tremembé.